Soldadura TIG: Conheça as suas vantagens e o nosso curso!

Home   /   Indústria   /   Soldadura TIG: Conheça as suas vantagens e o nosso curso!
Soldadura

A Soldadura TIG (Tungsten Inert Gas) é um dos vários processos utilizados pelos profissionais da área metalúrgica. Na Pipe Masters, apostamos frequentemente neste procedimento, uma vez que produzimos diversos tipos de tubagens industriais.

O nosso projeto de reabilitação da barragem de RADAG, na Alemanha, é um exemplo disso. Até à conclusão da reestruturação, os nossos soldadores efetuaram mais de 6 mil polegadas de Soldadura TIG!

 

O que é a Soldadura TIG?

 

No processo de Soldadura TIG, utiliza-se a energia produzida por um arco elétrico, que se forma entre o elétrodo não consumível e a peça a soldar. A temperatura gerada pelo arco permite criar um banho de fusão que junta a peça ao metal de adição. Todo este procedimento ocorre num ambiente de gás inerte (árgon ou hélio), que protege a região onde se efetua a solda.

A Soldadura TIG é amplamente utilizada, sobretudo porque permite controlar a entrega térmica. Este fator possibilita a sua utilização em diferentes situações. Por exemplo, na solda de tubos e chapas de diversas espessuras ou em reparos e manutenções em vários metais, inclusive ligas de alumínio, níquel, cobre e magnésio.

 

5 Principais vantagens da Soldadura TIG

 

  1. Não gera salpicos, tornando todo o processo mais limpo e seguro;
  2. Pode ser utilizado na soldadura da maioria das ligas e metais, bem como de materiais muito finos, pois possibilita controlar a temperatura;
  3. Permite obter resultados de grande qualidade e com um bom acabamento;
  4. A probabilidade de existirem defeitos é extremamente reduzida;
  5. Pode ser realizada em qualquer posição, facilitando assim o trabalho do soldador.

 

Formação em Soldadura TIG na Pipe Masters Academy

 

Sendo o processo de Soldadura TIG tão utilizado, é fundamental que os profissionais desta área apostem na formação. Também as empresas devem ter o cuidado de garantir que os seus soldadores mantêm as técnicas e conhecimentos atualizados.

A pensar em ambos, na Pipe Masters Academy disponibilizamos com frequência cursos de Soldadura TIG para diferentes níveis de conhecimento e aprendizagem.

Quer seja nas nossas instalações ou nas das empresas, os nossos formandos têm acesso a uma formação de 50 horas. As aulas começam sempre com uma parte teórica, que consideramos essencial para a compreensão de todo o procedimento. Posteriormente, passamos à componente prática, que é realizada em cabines de soldadura individuais. Desse modo, cada formando tem a oportunidade de colocar em ação o que aprende.

No final de cada curso, procedemos à realização de um Exame de Qualificação de Soldador, de acordo com a norma EN-9606 ASME IX ou AWS, para posterior obtenção do Certificado de Soldador.

 

Porque deve apostar na formação?

 

A aposta na formação é essencial para os profissionais do setor metalúrgico e pode tornar-se um fator diferenciador. Na Pipe Masters Academy, os cursos são ministrados por profissionais experientes. Garantimos que os nossos formandos aprendem com quem realmente trabalha na área e tem conhecimentos práticos para partilhar. Desse modo, os alunos só têm a ganhar a nível profissional.

Tem dúvidas? Leia o testemunho de quem participa numa das nossas formações TIG:

 

“Decidi tirar este curso para aprender novas técnicas e adquirir conhecimentos que me permitam resolver os problemas e encarar os desafios que surgem diariamente. Este curso ainda vai a meio e já sinto que tem sido bastante útil, pois consigo pôr em prática, no meu dia-a-dia, os conhecimentos que vou adquirindo.”

António Ferreira, formando da Pipe Masters Academy

 

Quer saber mais sobre esta formação? Faça download gratuito dos conteúdos programáticos do nosso curso de Soldadura TIG. Se, entretanto, tiver alguma dúvida ou quiser obter mais informações, não hesite em falar com um dos nossos especialistas!

 

DESCARREGAR CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *