Acidentes de trabalho e a Importância da Prevenção

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A definição de acidente de trabalho está regulamentada na Lei n.º 98/2009, de 04 de setembro, artigo 8.º.  Este é definido como um acontecimento repentino e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou a morte.

A consciencialização e a formação dos trabalhadores no local de trabalho são uma excelente forma de prevenir acidentes, não descurando a importância da aplicação das medidas de segurança coletiva e individual inerentes à atividade desenvolvida na empresa.

Prevenir é a melhor forma de evitar que os acidentes aconteçam. Por este motivo, as ações de prevenção dependem do tipo de atividade exercida, ambiente laboral, das tecnologias e técnicas utilizadas.

 

 

Causas Frequentes:

Os acidentes de trabalho mais frequentes em Portugal são as quedas, sendo que o incumprimento das regras de segurança e a não utilização dos equipamentos de proteção individual ou a sua utilização desadequada são as principais causas destes acidentes.

 

 

 

Como prevenir:

A importância de ações que estabeleçam meios de prevenção de acidentes de trabalho, está em preservar a saúde e integridade física dos funcionários, bem como, proteger a empresa de possíveis penalizações por eventuais acidentes.

Desta forma, a prevenção de acidentes de trabalho é composta por um conjunto de ações, cujo intuito é o impedir a ocorrência, dentro do ambiente de trabalho, de acidentes e incidentes.

Para isso, estas ações de prevenção de acidentes de trabalho envolvem, fundamentalmente, três elementos principais: o humano, o ambiente e a máquina.

Existem diversas ações de prevenção de acidentes de trabalho que devem ser seguidas para promover um ambiente de trabalho mais seguro e salubre, tais como, aplicação de Normas Administrativas; Normas Ambientais; Normas Educativas; Normas de Higiene Ocupacional; Normas Organizacionais.

 

 

Porém, é importante tem em atenção os seguinte:

 

  • Seguir todas as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas;
  • Organizar o local de trabalho;
  • Saber quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
  • Participar em ações ou cursos de prevenção de acidentes que a empresa lhe proporcionar;
  • Aplicar as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que lhe são facultados, nomeadamente o uso correto dos equipamentos de proteção individual.

 

 

 

A segurança de todos os colaboradores é muito importante na Pipe Masters.  Desta forma, são executadas frequentemente algumas medidas para que a segurança seja assegurada todos os dias.

Algumas das medidas de prevenção implementadas na Pipe Masters são a organização do ambiente de trabalho com sinalização e instruções claras, disposição de EPI’s adequados à função de cada colaborador, ações de formação frequentes para a divulgação de riscos e as suas formas de prevenção, manutenção preventiva dos equipamentos para evitar falhas e acidentes, entre outras.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos os seus dados! Entraremos em contacto consigo de forma a esclarecer com mais pormenor as medidas que adotamos na empresa para assegurar a segurança.

 

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