Inspeção Visual: Conheça as vantagens e as desvantagens

Home   /   Indústria   /   Inspeção Visual: Conheça as vantagens e as desvantagens
inspeção visual

Existem várias formas de inspecionar uma soldadura, uma das mais simples e práticas é a inspeção visual. Esta é um dos ensaios mais comuns na indústria, realiza-se ao longo da produção o que proporciona, indicações imediatas. O ensaio consiste na iluminação e posterior observação da peça, que pode ser feita por via direta ou indireta pelo inspetor, recorrendo a equipamentos auxiliares (lupas, microscópios, técnicas de visão artificial, etc.).

Tem a possibilidade de ser utilizada individualmente ou em conjunto com os restantes métodos de ensaio não destrutivo, sendo sempre o primeiro método a ser aplicado em inspeção, independentemente da complexidade da peça ou dos restantes ensaios a realizar.

 

A inspeção visual é classificada como um ensaio não destrutivo (conjunto de técnicas e procedimentos que permitem avaliar componentes sem induzir qualquer tipo de dano) sendo que só é possível observar a superfície a olho nu ou com o auxílio de uma lupa.Pode ainda, ser um fator de exclusão, uma vez que desta pode resultar a rejeição imediata da peça ou componente, não se chegando a realizar outros ensaios subsequentes.

Existem ainda outras técnicas, tais como o ensaio radiográfico ou o ensaio por ultra-som, que devem fazer parte dos procedimentos de qualidade.

 

Em soldadura, o exame por inspeção visual é aplicado com frequência na deteção de defeitos tais como, defeitos associados à ligação de componentes (como falta de fusão ou bordos queimados), fissuras, corrosão e a erosão (como a falta de espessura).

 

 

Vantagens e Desvantagens na inspeção visual

 

Entre as vantagens deste tipo de ensaio não destrutível, podemos destacar:

  • É o ensaio não destrutivo de mais baixo custo;
  • Permite detetar e eliminar possíveis descontinuidades antes de iniciar ou completar a soldadura;
  • Permite identificar as maiores descontinuidades maiores e geralmente indica possíveis pontos onde possam surgir descontinuidades, que devem ser inspecionados por outros ensaios não destrutivos;
  • Uma inspeção visual bem conseguida proporciona uma diminuição da quantidade de reparos na soldadura, originando uma maior produção dos outros ensaios não destrutivos e por conseguinte, diminuem o custo da produção.

 

 

Quanto às limitações e desvantagens deste tipo de ensaio podemos destacar:

 

  • Depende muito da experiência do inspetor, bem como, do seu conhecimento em soldadura, além do mesmo necessitar estar por dentro do projeto e dos seus requisitos.
  • É limitado à deteção de defeitos superficiais.

 

 

Inspeção Visual na Pipe Masters

 

A inspeção visual exige uma definição clara e precisa de critérios de aceitação e rejeição do produto e inspetores treinados e especializados. Através da inspeção visual os inspetores da Pipe Masters avaliam a qualidade do produto (qualidade estética) com base na sua formação e experiência. Por vezes a ocorrência de um defeito no produto pode ser confundida com um produto defeituoso e vice-versa. Este problema deve-se sobretudo ao facto de não haver critérios de qualidade definidos e padronizados.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos os seus dados. Um dos nossos técnicos entrará em contacto consigo para esclarecer todas as suas dúvidas. Aposte numa empresa com mais de 15 anos de experiência e promova o crescimento imediato do seu negócio!

 

 

FALE COM UM ESPECIALISTA 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.