Internacionalização: Aposta Segura ou Ameaça para as Empresas?

Home   /   Indústria   /   Internacionalização: Aposta Segura ou Ameaça para as Empresas?
internacionalização

A internacionalização é, cada vez mais, a aposta de muitas empresas nacionais. Nas últimas décadas, a globalização dos mercados é uma realidade mais presente. Isto não se aplica apenas aos grandes grupos de negócios, mas também às Pequenas e Médias Empresas (PME).

Neste cenário global, surgem novos atores, diferentes modelos de negócio e plataformas comerciais mais desenvolvidas. O que pode parecer uma ameaça para uns representa novas oportunidades para outros.

 

Internacionalização: Ameaça ou oportunidade?

 

Com a introdução de novos players nos diversos mercados nacionais, a internacionalização pode ser vista pelas organizações como uma ameaça ou como uma oportunidade.

A ameaça sente-se em negócios que ficaram estagnados, em empresas que não têm possibilidade/capacidade de inovar e de se manterem competitivas perante um maior número de concorrentes.

A oportunidade apresenta-se para as empresas que têm o mercado nacional saturado. Encontram, assim, na internacionalização a solução para angariar novos clientes e assegurar alguma estabilidade, proporcionada pela presença em vários mercados. A internacionalização acaba por representar também o empurrão que necessitavam para apostar no desenvolvimento, na inovação e na expansão.

 

Apostar ou não nos mercados internacionais?

 

Para ter sucesso no mundo dos negócios, é fundamental ter capacidade de adaptação a novas realidades. A globalização dos mercados é uma delas. Se a empresa tem recursos humanos e financeiros para se lançar no mercado internacional, deverá fazê-lo.

A estratégia de expansão do negócio além-fronteiras deve, no entanto, ser bem planeada. Não é aconselhável entrar num mercado sem fazer uma avaliação prévia do mesmo, sem perceber como atua a concorrência e quais as necessidades do público desse mercado. Assim sendo, a palavra-chave para o sucesso internacional é planear!

 

Internacionalizar é a palavra de ordem na Pipe Masters

 

Desde a sua criação, a Pipe Masters atua em vários setores de atividade. A procura pelos serviços que presta sempre foi global e, portanto, não fazia sentido restringir a atividade ao mercado nacional. Era necessário estar onde os clientes estavam!

Assim sendo, a empresa percebeu a importância de apostar nos mercados externos. Definiu uma estratégia internacional clara e com um objetivo bem definido: responder com eficiência e profissionalismo às necessidades apresentadas pelos clientes nos setores da engenharia mecânica e metalomecânica. O plano de internacionalização deu frutos e a empresa tem sido requisitada para vários projetos fora do país.

Contudo, é necessário ter em conta que o sucesso da internacionalização das organizações depende também da perceção dos clientes relativamente aos atributos do serviço. Muitas vezes, estes não são sensíveis às características elementares do serviço, mas sim à combinação entre elas. A empresa deve, assim, ir de encontro às expectativas dos seus clientes.

 

Conheça alguns dos projetos internacionais da Pipe Masters. Faça download gratuito do ebook Casos de Sucesso e descubra os detalhes da participação na construção da barragem de RADAG e numa fábrica de perfumes nos Estados Unidos.

 

DOWNLOAD EBOOK

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *