Líquidos Penetrantes: Um dos ensaios realizados na Pipe Masters

Home   /   Indústria   /   Líquidos Penetrantes: Um dos ensaios realizados na Pipe Masters
liquidos penetrantes

Os Ensaios Não destrutivos são um conjunto de técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos, sem os danificar. Constituem uma das principais ferramentas de controlo da qualidade dos materiais e produtos, uma vez que não alteram de forma permanente o estado do componente a ser analisado, e assim permitem economizar tempo e dinheiro na avaliação, resolução de problemas, prevenção da ocorrência de falhas e investigação do produto.

 

Os métodos de inspeção mais frequentes no mercado são:

  • Ensaio por Inspeção Visual
  • Ensaio por Líquido penetrante
  • Ensaio por Ultrassom
  • Ensaio por Radiografia

Ensaio por Líquidos Penetrantes

 

O ensaio por líquidos penetrantes é um método de inspeção utilizado para localização de descontinuidades, essencialmente superficiais relativamente lisas e não porosas. É um ensaio bastantemente utilizado em metais.

O ensaio consiste na capacidade que o líquido tem em penetrar em pequenas aberturas na superfície de uma peça, fluindo sobre a superfície de uma forma contínua e razoavelmente uniforme, e em seguida, migrar pelas cavidades que estão abertas para a superfície. Após o processo de remoção do excesso da superfície, a saída do líquido de dentro é estimulada pelo uso de um revelador. O resultado é o aparecimento de manchas coloridas na superfície.
Este ensaio pode ser aplicado durante o processo de fabricação, ao final deste ou durante a manutenção (para deteção do surgimento das descontinuidades em serviço).

É muito usado em materiais não magnéticos como alumínio, magnésio, aços inoxidáveis austeníticos, ligas de titânio, e zircônio, além dos materiais magnéticos. É também aplicado em cerâmica vitrificada, vidro e plásticos.

 

Principais Benefícios:

  • Processo simples, fácil de executar e de interpretar;
  • Custo inferior, quando comparado a outros métodos;
  • Equipamento de baixo custo;
  • Capaz de ensaiar peças de tamanhos e formas variadas bem como áreas isoladas na superfície;
  • Facilidade de aplicação, pela simplicidade do processo e a excelente sensibilidade na deteção de descontinuidades superficiais.

 

Assim como qualquer ensaio, existem desvantagens tais como:

  • Apenas deteta descontinuidades superficiais;
  • Os materiais a ser ensaiados devem ser não porosos;
  • É necessária uma limpeza após o exame para remover os líquidos da peça examinada.

 

 

Ensaio por líquidos penetrantes na Pipe Masters

 

Apesar da sua simplicidade, este método requer bastante experiência e conhecimento por parte do inspetor para que haja precisão nos relatórios de inspeção da peça. A Pipe Masters detém profissionais certificados  que asseguram a qualidade e a precisão adequada para cada inspeção.

Gostava de saber mais sobre o nosso trabalho? Deixe-nos os seus dados. Um dos nossos técnicos entrará em contacto consigo para lhe esclarecer todas as suas dúvidas. Apostar na Pipe Masters é apostar em rigor, profissionalismo e responsabilidade!

 

 

FALAR COM ESPECIALISTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Categorias

Subscreva o nosso blog


Aceito a Política de Privacidade (RGPD)

Dou consentimento para o tratamento de dados