Manutenção Industrial: 4 benefícios de um plano preventivo eficaz

Home   /   Indústria   /   Manutenção Industrial: 4 benefícios de um plano preventivo eficaz
Manutenção Industrial

Um plano de manutenção preventiva é um registo de todas as atividades de manutenção preventiva, bem como a sua frequência, periocidade, localização do equipamento, materiais e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução da atividade.

Este plano deve ser elaborado de forma a servir de apoio para todos os profissionais para que todos envolvidos possam realizar as tarefas de forma segura e com alto índice de qualidade. Deve constar ainda todas as informações que instruam os colaboradores e para que sirvam de base para tomada de decisões.

Todas as tarefas do setor de manutenção devem ser planeadas previamente uma vez que este planeamento está relacionado diretamente com a redução de custos de manutenção e elevação de indicadores importantes como a disponibilidade, entre outros.

Para que compreenda a vantagem de ter uma manutenção industrial planeada previamente, iremos de seguida explicar em que consiste cada um dos 4 benefícios da aplicação de um plano preventivo eficaz.

 

4 benefícios na aplicação de um plano preventivo eficaz

 

  1. Segurança

    As ações de manutenção industrial representam também uma segurança para a integridade física dos colaboradores. Equipamentos que estejam com a manutenção em dia podem evitar problemas tais como, sobrecargas elétricas, explosão, entre outros perigos.

  2. Qualidade

    As intervenções de Manutenção Industrial visam também garantir a qualidade do produto finale de todo o processo produtivo. Com uma manutenção frequente, os diversos equipamentos têm um maior rendimento e funcionam nas melhores condições. Por conseguinte, diminui-se a probabilidade de ocorrência de defeitos no produto final.

  3. Custos

    Uma vez que reduzem ao máximo as hipóteses de avariaparagem de produção, as manutenções periódicas asseguram a rentabilidade do seu negócio. Se não existirem anomalias, não há gastos com reparações de equipamentos que, às vezes, são mais dispendiosas do que a própria manutenção.Sem oscilações na produção, os lucros estão igualmente assegurados. Além disso, atestando o bom funcionamento da aparelhagem, não existe a necessidade de adquirir nova maquinaria. A redução dos custos na empresa é, portanto, garantida.

  4. Disponibilidade

    A aposta na Manutenção Industrial assegura a constante disponibilidade dos diversos equipamentos. Para que a sua empresa seja rentável, é crucial evitar falhas na produção e garantir que a necessidade de imobilizar aparelhagem é reduzida ao máximo. Neste âmbito, as ações de manutenção têm um papel significativo.
    Uma vez que as intervenções são planeadas, é possível evitar reduções significativas no volume de produção. Por outro lado, garante-se que os equipamentos estão totalmente funcionais, aumentando o seu tempo útil.

 

Quer assegurar o bom funcionamento de todas as máquinas da sua empresa? Faça o download gratuito do nosso ebook e conheça os diferentes tipos de Manutenção Industrial ao seu dispor.
Verifique qual se adequa à dinâmica da sua organização e garanta a produtividade do seu negócio!

 

DOWNLOAD EBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *