Manutenção Industrial: 4 Estratégias para ser bem-sucedido!

Home   /   Indústria   /   Manutenção Industrial: 4 Estratégias para ser bem-sucedido!
Industrial Maintenance

A Manutenção Industrial é essencial para assegurar o bom funcionamento e o prolongamento do tempo útil dos equipamentos e instalações de uma empresa. Através da Manutenção Industrial, uma entidade consegue tirar o máximo partido de todos os equipamentos que possui. Simultaneamente, reduz os custos associados a reparações e diminui a necessidade de adquirir novos aparelhos com frequência. Uma vez que são efetuadas intervenções pontuais ou continuadas, evitam-se avarias e otimizam-se recursos.

Na Pipe Masters, intervimos pontualmente junto dos clientes que procuram dar resposta às suas necessidades imediatas. Com foco nos resultados e trabalho em equipa, os nossos especialistas garantem sempre uma manutenção bem-sucedida.

 

Porque é que a Manutenção Industrial é importante para a sua empresa?

O intuito da Manutenção Industrial é promover a disponibilidade dos equipamentos. As empresas devem certificar-se de que estes estão sempre funcionais, aumentando, assim, o seu tempo útil e reduzindo os custos provenientes de anomalias. Assim, conseguem assegurar a produtividade e garantir que não perdem oportunidades de negócio devido a paragens imprevistas na produção.

Com a aparelhagem a funcionar eficazmente, é possível fomentar a qualidade produtiva. Simultaneamente, a Manutenção Industrial, sobretudo quando é bem planeada, cria condições para antever riscos para os colaboradores, promovendo a segurança na empresa.

 

4 Estratégias para uma Manutenção Industrial bem-sucedida

Dependendo do tipo de equipamentos, bem como das inspeções obrigatórias previstas por lei, podemos identificar diferentes estratégias de Manutenção Industrial. Cada empresa pode adotar uma ou mais! Cabe sempre ao responsável por garantir o funcionamento da linha de produção verificar qual a mais adequada aos objetivos da empresa.

Para que possa apurar qual a melhor opção para a sua atividade, iremos de seguida explicar em que consiste cada uma das 4 estratégias de Manutenção Industrial.

 

  1. Planeada ou preventiva

Tal como o nome indica, esta estratégia obedece a um planeamento antecipado. O intuito da manutenção planeada é prevenir anomalias nos equipamentos e aumentar o tempo útil dos mesmos. Assim sendo, são efetuadas revisões, que podem ser semanais, mensais, trimestrais, etc. A periodicidade dependerá sempre da necessidade de cada empresa.

 

  1. Não planeada ou corretiva

Este tipo de manutenção tem um caráter ocasional. Refere-se, sobretudo, a intervenções pontuais que surgem quando já existe uma avaria que precisa de ser resolvida.

A Manutenção Industrial corretiva não deve ser a escolha principal das empresas, pois não ajuda a prevenir paragens de produção nem garante a funcionalidade da maquinaria. O ideal é optar sempre por uma manutenção preventiva, que, por ser planeada, evita quebras de produtividade e garante a competitividade do negócio.

 

  1. De ronda

Este tipo de intervenção também é programada com alguma antecedência. É utilizada nas situações em que se verifica um grande número de pequenas anomalias que devem ser reparadas com celeridade.

Caracteriza-se por pequenas reparações ou ajustes que não interferem com a produção, mas que são efetuadas por rondas aos vários setores, para evitar a paragem total da produção.

 

  1. De melhoria

É indicada para situações em que os equipamentos necessitam de melhorar as suas performances. É a estratégia ideal para quando é necessário efetuar pequenos ajustes, seja por alterações na programação da linha de produção, seja pela necessidade de repor a operacionalidade original do aparelho.

 

Pretende saber mais sobre estas estratégias para garantir que mantém a produtividade e o correto funcionamento dos seus equipamentos? Faça download gratuito do nosso ebook!

Conheça em detalhe os 4 tipos de Manutenção Industrial existentes e assegure a competitividade da sua empresa! Se tiver alguma dúvida, poderá falar com um dos nossos especialistas. Estamos sempre disponíveis para o ajudar.

 

DESCARREGAR MANUAL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *