Plano de formação: 4 Etapas a seguir para ser bem-sucedido!

Home   /   Indústria   /   Plano de formação: 4 Etapas a seguir para ser bem-sucedido!
Plano de Formação

Um plano de formação de recursos humanos é crucial, sobretudo nas áreas da Metalomecânica e Soldadura. A partilha de conhecimentos e técnicas com os colaboradores é uma ótima maneira de fomentar o seu bom desempenho. Ao mesmo tempo, permite que as empresas detenham profissionais cada vez mais qualificados.

Tal facilita um ajuste rápido às necessidades do mercado envolvente e garante a prestação de serviços de qualidade. Por conseguinte, assegurara a satisfação e fidelização dos clientes.

Cada organização deve implementar as práticas que garantem que o capital humano coopera da melhor forma para a concretização dos objetivos da empresa. A verdade é que os recursos humanos têm, efetivamente, um valor estratégico. Uma vez que representam um ativo organizacional, torna-se importante aperfeiçoá-los.

Nesse sentido, a sua formação e desenvolvimento devem ser encarados como um investimento que garantirá um negócio de sucesso. Todavia, não basta apenas providenciar a instrução. É fundamental elaborar, com antecedência, um plano de formação que vá de encontro às necessidades da sua organização.

 

4 Passos para um plano de formação de sucesso na sua empresa

 

Para que a formação ministrada tenha um impacto significativo no desempenho e performance individual dos seus colaboradores e, consequentemente, na produtividade da sua empresa, existem algumas fases que devem ser consideradas.

Estes passos podem ser efetuados por membros da sua organização ou, caso não tenha capacidade interna, por uma empresa externa especializada em formações na sua área de negócio.

Independentemente da escolha, o importante para ter um plano de formação bem-sucedido é seguir sempre as 4 etapas que enumeramos de seguida:

 

1. Diagnóstico

No primeiro passo, são analisadas as reais necessidades da organização. Deve ter-se em conta os objetivos definidos, as condições existentes, os meios tenológicos disponíveis e os conhecimentos de cada formando. Após o diagnóstico, será possível realizar um plano de formação adequado à realidade da empresa e às características dos funcionários.

 

2. Estruturação

Uma vez efetuada a análise, utiliza-se a informação obtida para dar início à estruturação da formação. Nesta fase, devem ser definidos os objetivos, local e conteúdos teóricos e práticos a abordar, bem como o orçamento necessário.

 

3. Implementação

Após analisar e estruturar, é altura de colocar em prática. Proporcione aos seus recursos humanos os conhecimentos mais ajustados e que permitirão fomentar o seu negócio com o contributo destes.

 

4. Avaliação

Na última etapa, procede-se a uma análise fundamental: verificar se a formação cumpriu os objetivos estipulados. Realiza-se, igualmente, uma avaliação do conteúdo formativo e das reações, comportamentos e aprendizagens dos formandos. Nesta fase, conclui-se a utilidade da formação, isto é, analisa-se se empresa e formandos beneficiaram, efetivamente, da mesma.

 

Plano de formação na Indústria Metalomecânica

 

Quer saber como pode implementar e organizar uma formação de sucesso? Quer mais conhecimentos sobre como o pode fazer? Faça download gratuito do nosso plano de formação de sucesso e aprenda a criar um bem estruturado.

Neste documento, explicamos o que deve ter em atenção e quais os processos que devem ser implementados nas 4 fases acima referidas. São passos e preocupações que podem ser adotados por entidades de qualquer setor de atividade, inclusive da Indústria Metalomecânica, para garantir profissionais qualificados e eficientes!

Aproveite também para conhecer a nossa oferta formativa na área de Soldadura. Na Pipe Masters, lecionamos diversos cursos, adaptados a diferentes necessidades!

 

DESCARREGAR WHITEPAPER

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.