Conheça as principais aplicações do método de Soldadura TIG

Home   /   Indústria   /   Conheça as principais aplicações do método de Soldadura TIG
Soldadura TIG

A Soldadura TIG (Tungsten Inert Gas) é um método que apresenta benefícios significativos e, por isso mesmo, é amplamente utilizado em diversos setores industriais.

A qualidade e fiabilidade das soldas produzidas através desta técnica faz com que seja utilizada nas indústrias aeroespacial e nuclear. As elevadas velocidades que este procedimento é capaz de atingir tornam-no ideal para a fabricação de tubagens industriais.

A Soldadura TIG é também um método bastante flexível, o que possibilita a sua aplicação em trabalhos de reparação.

 

Em que materiais é aplicada a Soldadura TIG?

 

A Soldadura TIG é um método automatizável que possibilita controlar com precisão a entrega de calor. Assim sendo, é bastante aconselhada para a junção de metais de espessura fina (procedimento sem material de adição) e também para a execução de cordões em materiais sensíveis a temperaturas elevadas.

A técnica é aplicada na grande maioria dos metais, sobretudo nos reativos (zircónio e titânio) e no alumínio e magnésio. É ainda recomendada para efetuar soldas em ligas (como as de níquel) e em aços inoxidáveis ou ligados.

 

Uma técnica em constante evolução

 

Os equipamentos associados à Soldadura TIG estão em contante evolução. O mercado cada vez mais exigente e a necessitar de processos de elevada qualidade assim o obriga.

Atualmente, os sistemas permitem efetuar correções nos parâmetros da solda (intensidade da corrente, extensão do arco, etc.) ao longo de todo o procedimento graças ao controlo adaptativo incorporado. Este dispositivo possibilita o acerto das diversas variáveis, uma vez que efetua uma monitorização constante das particularidades do cordão. Com isto, torna-se possível assegurar uma soldadura com qualidade, mesmo que surjam alterações nos padrões durante a aplicação.

Existem ainda sistemas que permitem inserir dispositivos que asseguram a correção da posição do elétrodo e da taxa de fusão e ainda indicam quando se deve acrescentar metal de adição à solda.

 

Aposte na sua formação e saiba aplicar esta técnica de soldadura

 

Apesar de a Soldadura TIG ser amplamente utilizada, é fundamental conhecer o procedimento para realizar soldas de qualidade. Para tal, existem os cursos criados pela Pipe Masters Academy.

Nestas ações, os formandos têm a possibilidade de adquirir competências teóricas e práticas que permitirão aplicar a técnica com qualidade e, sobretudo, segurança. A formação é ministrada por soldadores experientes que participam em vários trabalhos nacionais e internacionais da Pipe Masters. Tal representa uma mais-valia, pois os formandos conhecem em profundidade as facilidades e dificuldades do mercado de trabalho.

 

Gostaria de saber mais sobre o nosso curso de Soldadura TIG? Faça download grátis dos conteúdos e aceda diretamente a toda a informação sobre a formação. Se preferir, fale com um dos técnicos da nossa academia e esclareça todas as dúvidas.

 

DOWNLOAD CONTEÚDOS DO CURSO

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *