Principais Processos de Soldadura

Home   /   Indústria   /   Principais Processos de Soldadura
Principais Processos de Soldadura

 

Numa indústria cada vez mais competitiva existe sempre uma constante procura de novos processos, em que o balanço entre a produtividade, qualidade, custos e segurança estejam equilibrados. Por este motivo, neste sector de atividade, a formação é tão importante.

Consciente da importância de promover essa formação atualizada e de dar uma resposta eficaz ao mercado de trabalho, a Pipe Masters Academy, disponibiliza cursos nos principais processos de soldadura. Estes visam responder às necessidades do mercado e capacitar os formandos em diferentes áreas da soldadura.

 

Soldadura MIG MAG

A Soldadura MIG MAG é uma tecnologia por arco elétrico com gás de proteção e consiste em estabelecer um arco elétrico entre a peça e um consumível (arame), que será fundido continuamente enquanto um fluxo de gás inerte ou ativo protege o metal. A soldadura MIG (Metal Inerte Gás) utiliza árgon, para soldar aços inoxidáveis, entre outros. Já a soldadura MAG (Metal Active Gas) aplica uma mistura de C02 e árgon para soldadura de aço carbono.

As principais vantagens deste processo são a possibilidade a aumento de produtividade, utilização mais económica e a possibilidade de o processo ser executado em várias posições.

 

 

Soldadura TIG

Este processo utiliza energia produzia por um arco elétrico, que tem a sua origem entre o elétrodo não consumível e a peça a soldar. A temperatura gerada pelo arco permite criar um banho de fusão que junta a peça ao metal de adição. Todo este procedimento ocorre num ambiente de gás inerte (árgon ou hélio), que protege a região onde se efetua a solda.

A Soldadura TIG (Tungsten Inert Gas) é frequentemente utilizada, principalmente porque permite controlar a entrega térmica. Este fator possibilita a utilização em diferentes situações.

Destaca-se algumas vantagens, tais como, não gerar salpicos tornando o processo mais limpo e seguro, probabilidade reduzida de existência de defeitos, resultados com bastante qualidade e bom acabamento, entre outras.

 

 

Soldadura SER

A Soldadura SER, Soldadura por Elétrodo Revestido, é uma técnica baseada na utilização de um elétrodo revestido que se funde com a peça a soldar, devido ao banho de fusão criado pelo calor de um arco elétrico. Durante a soldadura, são produzidos gases que protegem da contaminação atmosférica. Este é um procedimento que requer perícia, prática e conhecimento por parte do soldador, pois trata-se de uma técnica exclusivamente manual.

A soldadura SER é um processo manual que permite adquirir destreza e aperfeiçoar a técnica enquanto profissional de soldadura.

 

 

Formação em soldadura na Pipe Masters Academy

 

A Pipe Masters Academy disponibiliza vários cursos no seu centro de formação. Entre os quais, a Soldadura em MIG MAG, Soldadura em TIG e Soldadura por Elétrodo Revestido (SER).

Nestas ações, os formandos têm a possibilidade de adquirir competências teóricas e práticas que permitirão aplicar a técnica com qualidade e, sobretudo, segurança. A formação é ministrada por soldadores experientes que participam em vários trabalhos nacionais e internacionais da Pipe Masters. Tal representa uma mais-valia, pois os formandos conhecem em profundidade as facilidades e dificuldades do mercado de trabalho.

Gostaria de ter mais informações sobre os nossos cursos de Soldadura? Deixe-nos os seus dados! Um dos nossos especialistas entrará em contacto consigo para prestar todos os esclarecimentos de que necessitar!

 

 

FALAR COM ESPECIALISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.