Manutenção Industrial: Conheça os 3 principais tipos de Manutenção para a sua empresa!

Home   /   Indústria   /   Manutenção Industrial: Conheça os 3 principais tipos de Manutenção para a sua empresa!
manutenção industrial

 

A manutenção industrial corresponde a um conjunto de operações, que têm como objetivo o bom funcionamento de equipamentos e das instalações, garantindo que estas são intervencionadas no tempo devido, por forma a evitar que ocorram avarias e provoquem a diminuição do rendimento.

A manutenção trata-se assim da combinação de tarefas de gestão, técnicas e económicas, aplicadas com vista à otimização dos ciclos de vida.

 

3 tipos de Manutenção Industrial:

 

  • Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva é um tipo de manutenção orientado no sentido de evitar a ocorrência de avarias e garantir o funcionamento seguro e eficiente do equipamento. Este tipo de manutenção permite assegurar a continuidade do funcionamento dos equipamentos, apenas existindo paragens para manutenções programadas e desta forma a empresa terá uma maior consistência em comprimir os planos de produção.

 

 

  • Manutenção Corretiva

    Entende-se por manutenção corretiva a manutenção efetuada depois da deteção de uma avaria e destinada a repor o bom funcionamento do equipamento.  Destina-se, por isso, ao reparo dos equipamentos após a avaria, não havendo tempo de planear o serviço de intervenção. Esta constitui a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema. Uma vez que este tipo de manutenção tem o inconveniente de provocar perdas de produção, de tornar as reparações mais dispendiosas, de aumentar a indisponibilidade dos equipamentos e de provocar oscilações nas necessidades de mão-de-obra.

 

 

  • Manutenção Condicionada (ou preditiva)

    No caso das ações de Manutenção Industrial Condicionada, estas são executadas quando há evidência de anomalia iminenteno equipamento. São intervenções que se enquadram na chamada manutenção inteligente, realizada apenas em caso de necessidade.

 

 

Conheça os diferentes tipos de Manutenção Industrial. Faça download gratuito do nosso ebook e analise os detalhes de cada estratégia. Verifique qual se adequa melhor à atividade da sua empresa. Aposte nessa prática e garanta a continuidade do processo produtivo e o sucesso do seu negócio!

 

 

DOWNLOAD  EBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *