Soldadura : Riscos inerentes aos processos de soldadura e medidas preventivas

Home   /   Indústria   /   Soldadura : Riscos inerentes aos processos de soldadura e medidas preventivas
riscos na soldadura

A soldadura é uma operação que permite ligar dois ou mais elementos metálicos e plásticos; existe vários tipos de soldadura, consoante os elementos que se deseja ligar;

Seja qual for o processo a ser utilizado, a atividade de soldadura acarreta diversos riscos, pelo que os profissionais desta atividade devem estar bem cientes dos seus principais processos, de forma a conseguir avaliá-los corretamente.

Os trabalhadores que executam trabalhos de soldadura não constituem um grupo homogéneo, ou seja, tanto laboram em ambientes abertos, como fechados, mas bem ventilados ou muito confinados. De seguida enumeramos alguns riscos associados a esta atividade, mas é essencial fazer uma análise de riscos por tipo de soldadura e ambiente de trabalho.

 

5 Principais Riscos na Soldadura

 

1.Exposição a Fumos, Gases e Partículas de radiação (não ionizantes infravermelha e ultravioleta)

A exposição excessiva a fumos e gases de soldadura pode causar graves problemas de saúde, tais como doenças respiratórias, cancro, entre outras. Esta pode ser controlada seguindo algumas prevenções de segurança, nomeadamente:

  • Garantir a ventilação adequada para evitar os fumos e gases na zona de trabalho.
  • O soldador deve usar sempre a máscara respiratória aprovada, a menos que as avaliações de exposição estejam abaixo dos limites de aplicáveis.
  • Usar um filtro adequado para situações específicas. Verificar atentamente a descrição do produto.

 

2.Riscos Físicos

Durante a soldadura há alguns riscos que estão presentes como, queimaduras, danos nos olhos, cortes e dedos esmagados. Para evitar estes riscos, é essencial, o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), apropriado.

EPI’s apropriados, como máscara de soldadura, óculos de proteção, para proteger os olhos e a cabeça contra projeções quentes.
Roupas resistentes, luvas de soldador, aventais e botas podem ser usados para proteger contra: incêndios, eletrocussão e queimaduras.
Recordado que, com as constantes lavagens os tratamentos ignífugos vão se tornando menos eficazes.
As calças não devem ter dobras em baixo para impedir o armazenamento de projeções e devem cobrir o topo das botas. Sendo ainda, fundamental, o uso de cortinas no local de trabalho.

 

3.Ruído

Para evitar danos de ruído, recomenda-se a utilização de protetores auriculares e tampões para os ouvidos.

 

4.Risco Elétrico

A descarga súbita de eletricidade para o corpo humano pode causar ferimentos graves. Para minimizar este risco é necessário ter em conta algumas precauções básicas, tais como:

  • Antes de iniciar algum trabalho, é fundamental, inspecionar todos os cabos, de forma a garantir, o bom estado do equipamento.
  • As reparações do equipamento de soldadura devem ser executadas apenas por técnicos especializados.

 

5.Fogo e Explosão

O armazenamento de materiais inflamáveis na zona laboral, é uma das principais causas de incêndios. De modo a evitar este risco, é necessário manter o local de trabalho limpo antes de iniciar a atividade, conhecer a localização dos alarmes, extintores e saídas de emergência.

Observe os seguintes cuidados:

  • Mantenha um extintor de incêndio da Classe ABC adequado por perto durante a soldadura.
  • Certifique-se de que o extintor esteja carregado. Se um extintor não estiver disponível, certifique-se de ter acesso a mangueiras de incêndio, baldes de areia ou outros equipamentos que apaguem fogo.
  • Utilização de cortinas de proteção.
  • Permaneça na área de trabalho por pelo menos algum tempo depois de terminar a soldadura, para garantir que não haja incêndios latentes.

 

 

Segurança assegurada na Pipe Masters

 

Na Pipe Masters primamos sempre pela segurança e qualidade no trabalho. Certificar que estão reunidas todas as condições para a atividade laboral sem qualquer risco é crucial para o bem-estar dos funcionários e para o sucesso de qualquer organização. Posto isto, é necessário ter conhecimento das medidas preventivas para minimizar as hipóteses de risco.

Ficou com dúvidas? Deixe-nos os seus dados! Entraremos em contacto consigo para lhe explicar com mais pormenor as medidas que aplicamos na empresa para assegurar a segurança de todos.

 

FALE COM UM ESPECIALISTA 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *