Soldadura Orbital: Saiba o que é e descubra as vantagens!

Home   /   Indústria   /   Soldadura Orbital: Saiba o que é e descubra as vantagens!
Soldadura Orbital

Ainda não conhece o processo de Soldadura Orbital? Se falarmos da técnica de soldadura TIG (Tungsten Inert Gas), talvez lhe seja mais familiar. A verdade é que a Soldadura Orbital nada mais é do que um tipo de Soldadura TIG.

Chama-se Orbital pois, neste caso, é realizada por um equipamento (cabeça de soldadura) que faz com que o arco do elétrodo de tungsténio gire em torno (órbita) do material a ser soldado. Por ser um processo que contorna o objeto (que poderá estar imóvel ou não), é bastante utilizado para soldar tubos ou canos e em situações de difícil acesso.

A Soldadura Orbital surgiu pela primeira vez nos anos 60 através da indústria aeroespacial. A necessidade de efetuar intervenções minuciosas nos tubos e linhas hidráulicas aeroespaciais originou a criação de uma técnica de fusão mais fiável. Surgiu, assim, um processo mecanizado, programável e automatizado que gera soldas de alta qualidade.

 

6 Principais vantagens da Soldadura Orbital

Sendo este procedimento totalmente mecanizado, acaba por se traduzir em vários benefícios. Destacamos, em seguida, os principais.

 

  1. Alta qualidade

Quando corretamente programada, a máquina de Soldadura Orbital produz solda de elevada qualidade e precisão. Em algumas aplicações, tais como semicondutores, este processo é o único que permite assegurar ótimos resultados.

 

  1. Maior produtividade

Uma vez que esta técnica permite soldar de forma automática e consistente, o aumento da produtividade é garantido.

 

  1. Redução de erros

O aparelho que efetua a solda é totalmente programável. Assim sendo, permite repetir processos e, desse modo, elimina a probabilidade de ocorrência de falhas na soldadura.

 

  1. Elevada praticidade

Com a Soldadura Orbital, torna-se possível realizar procedimentos em locais com pouco espaço, onde um soldador não conseguiria trabalhar com precisão, ou em lugares que não oferecem segurança. Além disso, a aparelhagem utilizada permite realizar as intervenções em qualquer posição e em tubagens que não podem ser movimentadas.

 

  1. Redução de custos

Nesta técnica, todo o processo é levado a cabo por uma máquina, pelo que não há necessidade de contratar pessoal altamente qualificado para realizar a intervenção.

 

  1. Maior segurança

Tendo em conta que o trabalho do soldador é substituído pelo do equipamento, a intervenção acaba por ser mais segura para os profissionais envolvidos.

 

Na Pipe Masters, dispomos de tecnologia de ponta!

Como empresa especializada em soldadura e montagem de tubagens industriais, a Pipe Masters acompanha e efetua intervenções com diferentes técnicas, entre as quais a Orbital. Atualmente, são várias as indústrias que recorrem a esta tecnologia devido às suas especificidades. Para além da aeroespacial, também as indústrias nucleares, alimentares, farmacêuticas, offshore e de semicondutores utilizam esta técnica.

Para efetuar vários trabalhos nestes setores, na Pipe Masters dispomos de equipamentos de última tecnologia, capazes de soldar com elevada precisão e consistência. Garantimos, ademais, a qualidade das intervenções e asseguramos que tudo decorre sem falhas.

Tem dúvidas? Fale com os nossos especialistas e comprove por si! Deixe-nos os seus dados. Entraremos em contacto consigo para lhe explicar as vantagens dos nossos serviços de Soldadura.

 

FALAR COM ESPECIALISTA

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *