Barragem de Ffestiniog

Home   /   Projetos   /   Barragem de Ffestiniog
Barragem_Ffestiniog_PipeMasters

 

Ffestiniog Power Station, inaugurada em 1963, foi o primeiro grande sistema reversível de armazenamento de água bombeada no Reino Unido. A central hidroelétrica situa-se junto à cidade de Ffestinog, em Gwynedd, noroeste de Gales, Reino Unido.

Esta central hidroelétrica tem sido alvo de um processo de reabilitação que originou alterações em toda a sua estrutura.

A Pipe Masters tem um papel fundamental neste projeto, a cargo da Voith Hydro, que mais uma vez depositou confiança no nosso trabalho.

 

Participação da Pipe Masters no recondicionamento da barragem

A Pipe Masters iniciou a sua participação neste projeto em 2018.

Numa primeira fase, em colaboração direta com a empresa de Engenharia Voith Hydro, a Pipe Masters desenvolveu a engenharia de detalhe de toda a tubagem a ser substituída, desde os desenhos e definição dos caminhos e suportes, até ao “Procurement” de materiais, planeamento de atividades, fornecimento, fabrico e transporte de toda a tubagem desde as suas instalações na Póvoa de Varzim – Portugal, até à barragem no País de Gales.

Em síntese, a intervenção da empresa na barragem de Ffestiniog pode ser dividido em algumas fases, tais como :

 

  • Engenharia de Detalhe

Tendo por base a engenharia de todo o processo e equipamentos desenvolvido pelo nosso cliente, a Pipe Masters teve de desenhar toda a tubagem que liga os diferentes equipamentos necessários para o perfeito funcionamento dos grupos geradores de energia, desde a tubagem de arrefecimento, tubagens hidráulicas, alimentação e drenagem de água, etc.,

 

  • Procurement de materiais

Esta atividade prolongou-se por 4 meses após a adjudicação do contrato e foi bastante exigente pois a especificidade dos materiais em causa muitas vezes com dimensões de diâmetro e espessura pouco usuais.

No total, para os 2 grupos geradores, a Pipe Masters forneceu cerca de 3000 m de tubagem e acessórios de tubagem de diferentes classes de aço inox, com diâmetros a variar DN 6 e DN 300 e espessuras entre 1,0 e 12,5 mm.

 

  •  Pré-Fabrico

De acordo com o planeamento devidamente definido para as necessidades da obra, a Pipe Masters executou o fabrico de toda a tubagem de cada um dos 2 grupos geradores desde os grupos de bombagem até à turbina e gerador, tendo por base a engenharia de base do cliente, a engenharia de detalhe desenvolvida pela Pipe Masters e todas a normas internacionais e especificações técnicas do projeto.
De salientar que foram gastas perto de 15.000 horas de trabalho sem qualquer acidente de trabalho, tendo sido cumpridos todos os prazos de entrega de acordo com o planeamento previamente definido.

 

  • Logística e Transporte

Todos os transportes de materiais e equipamentos para a obra foram efetuados por meio terrestre, tendo sido necessários cerca de 12 camiões para transportar todo o pré-fabrico e equipamentos para a barragem, no País de Gales.

 

  • Desmontagem e Montagem de Tubagem e Equipamentos

A Pipe Masters foi ainda contratada para a desmontagem da tubagem existente, instalada desde 1963 nesta Central Hidroelétrica nos 2 grupos geradores a intervencionar e posteriormente à montagem de todos os equipamentos (Bombas, tanques, válvulas, turbina, gerador, rotor, etc.) e toda a tubagem pré-fabricada incluindo suportes e acessórios, isolamentos e ligações terra.
Para levar a cargo esta tarefa, a Pipe Masters necessitou de cerca de 35 profissionais das mais diversas áreas (Mecânicos, Soldadores, Tubistas, Serralheiros, Eletricistas) durante cerca de 15 meses, tendo totalizado até ao momento mais de 100.000 horas de trabalho sem qualquer acidente de trabalho.

 

 

Este é mais um projeto internacional de referência que a Pipe Masters se orgulha em participar, não só pela envolvente e dimensão de todo o projeto mas também pelo desafio, responsabilidade e exigência que este projeto acarreta.

 

Conheça mais detalhes sobre os nossos projetos internacionais no nosso ebook Casos de Sucesso. Efetue o download gratuito e verifique pormenores de alguns dos trabalhos realizados pela Pipe Masters!

 

CONHECER PROJETOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *