Barragem RADAG: Reabilitação conta com apoio da Pipe Masters!

Home   /   Projetos   /   Barragem RADAG: Reabilitação conta com apoio da Pipe Masters!
Barragem

A barragem Rheinkraftwerk Albbruck-Dogern AG (RADAG) situa-se em Dogern, a cerca de 100 km da cidade de Fribourg, na Alemanha. Desde 2013, esta central hidroelétrica tem sido alvo de um processo de reabilitação que originou alterações em toda a estrutura. A conclusão da obra está prevista para o próximo ano e visa aumentar o seu desempenho em 10%.

A Pipe Masters é uma das empresas que participa nesta reestruturação, em conjunto com o cliente Voith Hydro, que depositou, uma vez mais, confiança no seu trabalho.

 

Uma barragem com preocupação ecológica

 

Localizada nas margens do rio Reno, a barragem RADAG é um dos maiores projetos hidroelétricos da Alemanha. Aquando da sua construção, em 1933, foram instaladas 3 turbinas Kaplan verticais, com cerca de 28MW cada. Contudo, durante este processo de reabilitação, todas serão substituídas.

RADAG destaca-se por utilizar o sistema de fio de água. Neste tipo de barragens, reduz-se a necessidade de desmatamento. Evita-se, portanto, a destruição do ecossistema local, provocada, normalmente, pelas grandes inundações.

Estas centrais possuem reservatórios de água de menores dimensões e aproveitam o caudal dos rios para gerar energia elétrica. A tecnologia existente não emite gases com efeito de estufa, tornando-as, assim, ecológicas.

A preocupação com a conservação da Natureza traduziu-se em investimentos, não só para manter uma produção eco-friendly no futuro, como também para criar os habitats ideais para a introdução de salmão no Alto Reno e para o tratamento dos peixes-guia.

 

A participação da Pipe Masters na reabilitação da barragem

 

A Pipe Masters iniciou a sua participação neste projeto em abril de 2016. Numa primeira fase, foi necessário desmontar os equipamentos existentes para, desse modo, dar início às alterações em toda a barragem.

Desde então, a empresa tem desenvolvido trabalhos de pré-fabricação, montagem e fixação de tubagens no local. Este é, aliás, um dos serviços em que os seus especialistas se destacam. Contudo, a tarefa crucial será desempenhada na reta final da obra. Na última etapa, a Pipe Masters será responsável pela realização de diversos ensaios de flushing, líquidos penetrantes e radiográficos.

Em síntese, a intervenção da empresa na barragem RADAG pode ser dividida em 3 fases essenciais:

 

  1. Planeamento

Num projeto desta envergadura, é crucial realizar, antes de mais nada, uma primeira análise. Esta visa efetuar o reconhecimento da obra, a confirmação das medidas e, se necessário, a redefinição de isométricos.

 

  1. Pré-Fabrico

Com uma equipa constituída por soldadores, tubistas e serralheiros, a Pipe Masters executa os trabalhos de forma faseada. O pré-fabrico consiste no corte, preparação e soldadura das tubagens. Os profissionais terão de realizar, até ao final da obra, 6 mil polegadas de soldadura TIG (Tungsten Inert Gas), em tubos de Inox, com medidas que variam entre 22 e 168 milímetros de diâmetro e 2 e 12 milímetros de espessura.

 

  1. Montagem In Site

Depois de toda a tubagem estar pronta inicia-se, então, a montagem da mesma no local. Graças ao pré-fabrico rigoroso, a colocação in site é facilitada e célere.

 

Esta é mais uma reestruturação de grande envergadura na qual a Pipe Masters participa. Conheça mais detalhes sobre este projeto internacional no nosso ebook Casos de Sucesso. Efetue o download gratuito e verifique ainda pormenores dos trabalhos realizados para os clientes COSMO e UNICER!

 

CONHECER PROJETOS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *