Projeto de obra: A importância de um plano de trabalho!

Home   /   Projetos   /   Projeto de obra: A importância de um plano de trabalho!

Um projeto de obra bem-sucedido deve ter na sua base um plano de trabalho cuidadosamente elaborado. Independentemente do setor de atividade ou da construção a realizar, cada empresa deve estruturar e planear, antecipadamente, todos os pormenores.

Desse modo, torna-se possível verificar tudo o que é necessário para concretizar o projeto de obra dentro dos prazos estabelecidos. Além disso, um planeamento antecipado permite antever possíveis dificuldades e criar soluções.

 

A elaboração de um plano de trabalho na Pipe Masters

 

Na Pipe Masters, o planeamento dos projetos de obra está a cargo do nosso responsável de Produção, Bruno Dias. Uma das suas funções é efetuar a análise pormenorizada e detalhada dos planos apresentados pelos clientes.

Esta averiguação passa pela observação do local onde a obra irá decorrer, bem como pela verificação da isométrica que o cliente fornece para a realização do trabalho. Nos casos em que a empresa não disponibiliza o desenho isométrico, a avaliação da zona onde, posteriormente, será efetuada a intervenção torna-se ainda mais essencial. É a partir dela que serão elaborados os esboços que ajudarão na criação do plano de trabalho.

De acordo com Bruno Dias, a análise que é feita do projeto de obra tem vários objetivos. Entre eles está a identificação de entraves que a obra poderá sofrer durante a sua concretização.

A verdade é que, em qualquer projeto, podem existir contratempos. No entanto, estes poderão ser salvaguardados ou até evitados se, previamente, for efetuada uma avaliação cuidada dos tipos de materiais a utilizar e das inconformidades nas isométricas, entre outros fatores.

Toda a informação que é recolhida e observada é importante para a fase seguinte: a elaboração do plano de trabalho.

 

A importância de planear o projeto de obra para ser bem-sucedido

 

O plano de trabalho é, com efeito, uma ferramenta crucial para o sucesso e eficácia de qualquer projeto de obra. Permite organizar, definir e planear todos os aspetos, analisando fatores-chave como:

  • Número de colaboradores destacados;
  • Tempos associados a cada tarefa;
  • Prazos gerais;
  • Controlo financeiro;
  • Ferramentas, meios e materiais necessários.

Todo este processo é efetuado de acordo com as normas exigidas pela obra e pelo cliente.

Naturalmente, no decorrer da construção, é igualmente importante realizar um acompanhamento constante e verificar os parâmetros definidos no plano de trabalho. Desse modo, caso seja necessário, será possível efetuar a respetiva adaptação ou correção.

Na Pipe Masters, através do cumprimento de todas estas etapas, conseguimos garantir a qualidade do nosso trabalho. Podemos, ademais, assegurar a satisfação dos nossos clientes.

 

Gostaria de saber como este planeamento é efetuado na prática? Faça o download gratuito do nosso ebook Casos de Sucesso! Neste documento, explicamos-lhe como foram planeados e executados alguns dos trabalhos que efetuámos para a UNICER, a COSMO e a RADAG.

DESCARREGAR EBOOK

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *