Refinaria NATEMA: Pipe Masters participou num projeto em Madagáscar!

Home   /   Projetos   /   Refinaria NATEMA: Pipe Masters participou num projeto em Madagáscar!
refinaria

A refinaria NATEMA (Natural Extracts Madagascar) é mais uma obra internacional que contou com a participação da Pipe Masters. Localizada na cidade de Toamasina, em Madagáscar, esta fábrica de processamento resultou de uma parceria entre a Givaudan, líder mundial na indústria de perfumes e fragâncias, e a associação malgaxe Henri Fraise Fils & Cie.

Reconhecendo a necessidade de aumentar as exportações, o governo daquele país viu nesta refinaria uma oportunidade de criar um projeto sustentável no setor do óleo de cravo da folha de Madagáscar. O intuito era produzir eugenol, um composto aromático com propriedades antisséticas, e seus derivados.

 

Uma refinaria comprometida com a sustentabilidade

 

Madagáscar é o segundo maior produtor de óleo de cravo a nível mundial. Produz cerca de 18 mil toneladas por ano. A escolha deste país para a instalação de uma nova refinaria foi, por isso, óbvia. A Givaudan tinha já duas fábricas de processamento no continente africano e pretendia, desse modo, aumentar a capacidade produtiva daquela matéria-prima.

Nesta refinaria malgaxe, há, com efeito, um compromisso com a sustentabilidade. A NATEMA tem a preocupação de reduzir o seu impacto ambiental. Assim, a água proveniente da chuva é utilizada no processamento do cravo. Os resíduos resultantes da destilação são igualmente reciclados. Há ainda o cuidado de utilizar energias sustentáveis, provenientes de caldeiras de biomassa e painéis solares.

A empresa procura desenvolver, constantemente, a sua capacidade produtiva tendo em conta estas preocupações. A NATEMA obteve uma licença ambiental com base nos seus compromissos para com a preservação do meio ambiente e a formação técnica de vários intervenientes no setor.

 

Pipe Masters teve participação ativa na construção da refinaria

 

Foi neste contexto específico, de comprometimento da NATEMA para com a sustentabilidade do processo produtivo e de desenvolvimento permanente das infraestruturas, edifícios e áreas de produção, que a Pipe Masters interveio.

Sendo fornecedor direto da NATEMA, teve como papel principal e prioritário a supervisão das edificações metálicas das instalações. Todavia, participou ainda de forma ativa na construção e montagem de tubagens industriais, equipamentos e estruturas metálicas.

Todo este trabalho foi possível graças à ação dos técnicos especialistas e extremamente profissionais de que a Pipe Masters dispõe. São estes que permitem que a empresa continue a merecer a confiança de vários parceiros internacionais. A qualidade das intervenções efetuadas continua a falar por si!

 

Conheça outros projetos desenvolvidos pela Pipe Masters a nível nacional e internacional. Faça download grátis do ebook Casos de Sucesso e explore os detalhes e potencialidades de algumas obras de relevo desenvolvidas para diferentes clientes.

 

CONHECER PROJETOS

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *