Face à vasta experiência e qualidade nos trabalhos executados, a Pipe Masters foi selecionada para a produção de cerca de 5000” de tubagem de aço carbono para posterior envio para o Cliente na Irlanda.
Sendo a Pipe Masters uma empresa com o seu sistema de gestão da qualidade reconhecido, todos os processos e fases de produção de tubagens requerem o cumprimento de determinados pressupostos de forma a garantir que os requisitos e a qualidade exigida pelos clientes é alcançada.
Participação da Pipe Masters no fabrico de tubagens para linhas de distribuição de ar
O processo de construção de tubagens industriais envolve diversas fases que iniciam com todo o processo de corte de tubos e culminam com a expedição para o Cliente.
- Corte de Material:
O projeto iniciou-se com o corte de materiais. Sendo efetuada primeiramente uma organização de cortes por diâmetro e espessura e também sempre com o objetivo de melhorar o aproveitamento da matéria prima, são elaboradas listas de corte. O Operador de Corte é responsável por verificar o processo e garantir que a rastreabilidade do material se mantém inalterada.
- Preparação e pré-montagem:
A responsabilidade da preparação e pré-montagem está a cargo dos tubistas. Sendo operadores especializados e com um vasto know-how, os materiais necessários são selecionados para a execução de uma linha completa.
Com a matéria prima proveniente do corte separada e identificada, os tubos e restantes acessórios como curvas, reduções, etc são preparados para numa fase posterior serem soldados. Esta preparação engloba a limpeza e execução de chanfros de acordo com os códigos/normas aplicáveis (Section IX ASME Boiler and Pressure Vessel Code).
Já com os tubos e acessórios preparados, o Tubista executa a pré-montagem dos tubos, garantindo sempre que as folgas para a soldadura são cumpridas e que a forma e dimensões são as representadas nos desenhos técnicos.
No final, executa o controlo garantindo desta forma que as linhas se encontram com as dimensões necessárias e que os requisitos normativos foram cumpridos.
- Soldadura:
O processo de soldadura inicia-se com a verificação interna da validade dos certificados de soldador para o processo que será utilizado na obra. Assim sendo, tendo em conta os prazos de entrega, diâmetros e espessuras de soldadura, numa fase inicial foram realizados exames de certificação de soldadores no processo TIG.
O soldador deve, no decorrer do seu trabalho, garantir determinados requisitos obrigatórios quer nos processos internos da Pipe Masters, quer nos requisitos do Cliente, como a rastreabilidade da soldadura. O soldador regista quais as soldaduras que executou e qual o lote dos materiais de adição que utilizou.
Esta operação, e tendo como linha de orientação o Código ASME utilizado, deve seguir as indicações transcritas no Procedimento de Soldadura associado – WPS.
Apesar de todo o controlo dimensional e de parâmetros de soldadura e atendendo ao registado no Plano de Inspeção e Ensaio (PEI) foram no final executados ensaios radiográficos a 10% das juntas soldadas de topo. Como resultado da experiência e dedicação dos nossos Soldadores, todos os ensaios foram superados com êxito.
Finalizada a produção das diversas linhas, foi necessário proceder-se à inspeção final antes da expedição. Assim e para todas as linhas foram controladas e registadas as conformidades de forma e dimensão.
Esta obra, caracterizada por um seguimento apertado e grande empenho de todos foi terminada antes do tempo inicialmente acordado com o Cliente e sem qualquer registo de ocorrência ou acidente.
Conheça outros projetos desenvolvidos pela Pipe Masters a nível nacional e internacional. Faça download grátis do ebook Casos de Sucesso e explore os detalhes e potencialidades de algumas obras de relevo desenvolvidas para diferentes clientes.